Tonificante · Memória · Clareza Mental · Saúde do Cabelo e Couro Cabeludo
Excelente para aliviar músculos, pés e mentes cansados. Favorece a concentração e é indicado para ser usado em alongamentos, visando manter a elasticidade. O óleo é extraído das folhas do arbusto perene.
Os benefícios do óleo essencial de Alecrim:
Mente: Revitaliza as células cerebrais, clareia a mente e estimula a memória. É ótimo para esforço mental excessivo, embotamento em geral e letargia. É muito revigorante e fortalece a mente quando há fraqueza e esgotamento. Como é um óleo estimulante, restaura a vigilância e é ótimo para ser usado após um longo e trabalhoso dia.
Corpo: Energiza e ativa o cérebro, a parte vital do sistema nervoso central. Parece estimular os sentidos e, em alguns casos, pode ajudar a restaurar dificuldades de fala, audição e visão. Alivia dores de cabeça e enxaquecas, especialmente quando associadas a problemas gástricos. É um agente analgésico não muito sedativo, que ajuda a amenizar a gota, a dor reumática e o cansaço muscular por excesso de esforço. É um elemento tonificante para o coração e um estimulante cardíaco valioso, normalizando a pressão arterial em caso de hipotensão.
Pele e para os cabelos: É útil para a pele flácida, pois o alecrim é um ótimo adstringente – tonificante e aglutinante – e pode atenuar a congestão e o inchaço. Sua ação estimulante tem demonstrado ser benéfica para problemas de couro cabeludo, podendo combater a caspa e estimular o crescimento do cabelo. É um ótimo óleo pois ajuda combater retenção de água, celulite e fadiga. Limpa atmosfera carregada.
Principais indicações: Estimulante; emagrecimento; antidepressivo; respiratório; clareador/tônico mental; emagrecimento; desintoxicação corporal; pele oleosa.
Banho de assento (10 gotas em 2 litros de água, dissolvidas em uma colher de café de óleo vegetal).
O óleo essencial de Alecrim combina bem com os seguintes óleos essenciais: Olíbano, lavanda, citronela, hortelã pimenta, cistus, petitgrain, tomilho, manjericão, cedro e canela.
Propriedades físicas: Poderoso antioxidante, está presente em produtos cosméticos anti-idade. Analgésico e anti-inflamatório, é muito usado para dores reumáticas, musculares e articulares. Estimula o crescimento capilar2. Estimula o fluxo sanguíneo, é hipertensor.
Propriedades emocionais: Estimula o estado de alerta, aumenta o desempenho cognitivo, concentração, memória e o humor.
Propriedades vibracionais: Auxilia quem busca gerenciar seu próprio tempo, ter mais organização e controle das situações, para agir pela razão e não pela emoção. Ativa o 1°, 2°, 3°, 5°, 6° e 7° chakras.
Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem ser usados sempre diluídos. Devem ser utilizados sob a orientação de um médico ou terapeuta qualificado.
Aromatizador (aproximadamente 9 gotas).
Banhos (20 gotas após encher a banheira, dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal).
Compressa (5 a 10 gotas em 1/2 litro de água).
Inalação (2 gotas em um lenço ou inalador com água).
Massagem (25 a 50 gotas em 100 ml de óleo vegetal).
Óleo para rosto e cabelos (1 colher de sopa de óleo vegetal com 01 gota de OE para o rosto, 5 gotas de OE para o cabelo)
Uso tópico (diluir 5 gotas do óleo essencial em 1 colher de sopa de óleo calêndula).
ÓLEO ESSENCIAL
Hortelã Pimenta
Tonificação Mental · Concentração · Descongestionante
O óleo essencial de Hortelã Pimenta é constituído por cerca de um terço de mentol, razão pela qual tonifica, desanuvia a cabeça e a estimula. Acelera o metabolismo, revive, refresca e energiza. A Hortelã era muito usada como tônico e perfume pelos gregos antigos.
As propriedades do óleo essencial de Hortelã pimenta para:
Mente: Estimula a mente cansada, pode ajudar nos casos de cefaléia, irritação e estados nervosos. Os benefícios do óleo essencial de Hortelã pimenta para o corpo: Ajuda a tratar problemas digestivos, como vômito, flatulência, prisão de ventre e diarréia. Parece relaxar os músculos do estômago, alivia o soluço e a náusea. Pode ajudar a amenizar alguns dos efeitos do enjôo em viagens e no mar. De maneira geral, é um tônico para os órgãos digestivos e estimula o apetite. Também acredita-se que libere a retenção urinária e dissolva cálculos renais. É possível que seja benéfico ao sistema reprodutor, pois controla a produção excessiva de leite e o enrijecimento dos seios. Da mesma forma, pode controlar o fluxo menstrual intenso e a leucorréia. Acredita-se que facilite o trabalho de parto. Também é benéfico para dores de cabeça, mau hálito e inflamações na gengiva.
Pele: A erva tem sido usada para tratar prurido – uma coceira intensa na pele – e o óleo também pode proporcionar certo alívio. Da mesma forma, pode ajudar a tratar feridas e a combater a sarna. Excelente para fadiga mental, dores musculares, nevralgias, palpitações. Seu nome científico é Mentha piperita é um oleo essencial extraído das folhas da planta.
ÓLEO ESSENCIAL
Lavanda
Relaxante e Regulador de Oleosidade
Óleo Corporal Puro 100ml
Hidratação Profunda · Pele Seca
O óleo de amêndoas doces é um óleo emoliente extraído das nozes da amendoeira doce ( Prunus dulcis var. Amygdalus). Tem um tom amarelo claro e uma doce fragrância a nozes.
É um dos óleos de massagem mais comuns no comércio de produtos para o corpo e muitos massagistas usam-no directamente como lubrificante para massagem. Como óleo veículo em misturas de aromaterapia, o óleo de amêndoa doce é um componente frequente, ou usado isoladamente quando é exigido um óleo leve e não gorduroso.
O óleo de amêndoas doces tem muitas características que o tornam único como óleo veículo. É absorvido pela pele com uma velocidade média a rápida e é um hidratante não gorduroso. É barato de produzir, mas fica rançoso rapidamente quando exposto à luz e ao ar a menos que seja misturado com óleos mais estáveis, como o óleo de gérmen de trigo ou óleo de jojoba. Basta a adição de 10 por cento de um outro óleo para ajudar o óleo de amêndoas doces a não rançar.
ÓLEO CORPORAL
Côco
Sabemos que o óleo de coco é bom para a saúde. É predominantemente composto por ácidos gordos saturados e é rico em ácidos gordos de cadeia média.
O óleo de coco fraccionado é, como o nome indica, uma fracção de óleo de coco, à qual quase todos os triglicéridos de cadeia longa são removidos, deixando, assim, principalmente os triglicéridos de cadeia média o que o torna num óleo absolutamente saturado. Esta saturação confere ao óleo de coco uma vida útil muito mais longa e uma muito maior estabilidade.
Além disso, o fraccionamento aumenta a concentração relativa de ácido cáprico e de ácido caprílico, dando-lhe, portanto, um efeito mais antioxidante e desinfectante.
Para a obtenção deste óleo, é primeiramente realizada a hidrólise do óleo de coco. Em seguida, o produto passa por uma destilação a vapor para se obter o óleo de coco fraccionado.
O resultado é um óleo fino repleto de triglicéridos de cadeia média.
Por estes motivos, o Óleo de Coco Fraccionado dificilmente rança e é líquido à temperatura ambiente, ao contrário do óleo de coco normal que solidifica a temperaturas abaixo dos 25 ºC.
Um uso comum de óleo de coco fraccionado é como óleo base, ou carreador, para óleos essenciais em massagens. O óleo é leve e não gorduroso, mas penetra na pele muito bem, sendo altamente indicado para a administração de óleos essenciais. Também pode ser usado como um hidratante intensivo, especialmente em zonas como o rosto, em que a pele é mais sensível. Este tipo de óleo de coco também é uma boa base para produtos para a esfoliação corporal e outros produtos de higiene corporal.